Convidados


Profº Dr. Mário Fernando Bolognesi

Bolsista em Produtividade e Pesquisa, nível 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978). Mestrado em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo (1988). Doutorado em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo (1996). Livre-Docência em Estética e História da Arte pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professor Titular do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São Paulo (SP). Tem experiência na área de Artes/Teatro/Circo, com ênfase em estética, encenação, interpretação e dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: circo brasileiro, palhaços, comédia e cômico circenses.





Profª Sara Krumm





Sara Krumm reside em Entre Rios (Paraná-Argentina). É acrobata aérea, professora de técnicas circenses e yoga.
Desenvolve experimentações nas técnicas de tecido acrobático, trapézio fixo e de vôo, lira, acrobacias de solo, duo, paradas de mão e contorcionismo. Possui experiência também em dança contemporânea, contato improvisação, dança-teatro, ginástica artística, entre outros.
Sua formação circenses se deu principalmente na “Escuela de Arte Urbano de Rosario” (2003 a 2007), “Escuela de Circo La Arena” (seminários intensivos de Inverno 2010), “Club de Trapecistas Estrella del Centenario” em Buenos Aires,  13º, 14º e 15º “Convención de Circo, Payasos y Artistas Callejeros de Argentina” (Província de Buenos Aires).


Profª Dr. Wladilene de Sousa Lima


É artista-pesquisadora, atriz, diretora e cenógrafa de teatro na cidade de Belém do Pará. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNAMA - União das Escolas Superiores do Pará, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia PPGAC/UFBA. Atualmente, na Universidade Federal do Pará, é professora no curso técnico de formação de ator, na graduaçao em dança e em teatro, na especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo e no mestrado em Artes e Cultura do Programa de Pós-graduação em Artes PPGArtes - do Instituto de Ci6encias da Arte ICA. Coordenadora do Projeto de Extensão Rede Teatro d@ Floresta da Etdufpa. Administradora da Rede Teatro d@ Floresta, disponível na internet pelo link http://redeteatrodafloresta.ning.com/ Coordenadora do Projeto de Pesquisa Uma Cartografia Epistemológica da produção científica do PPGArtes\ICA\UFPA pelo Grupo de Pesquisa PACA Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia. Na categoria artística atua como presidente d`A TRAMA Associação de Teatro e Dança da Amazônia, diretora artística da Dramática Cia., criadora e administradora do Teatro Porão Puta Merda, artista-articuladora do Fórum Permanente de Teatro do Estado do Pará e membro do Colegiado Setorial de Teatro do MinC (2010/2012) representando a Região Norte. Tem experiência na área de Formação de Ator, com ênfase na concepção de Ator-criador e Encenação e Memória com ênfase na formação de Jovens encenadores e construção de Netcenas (Diários de Bordo Virtuais e Wikis), atuando principalmente sobre os seguintes temas: matrizes de encenação, processos de criação, cartografias poéticas, dramaturgia pessoal do ator,histórias de vida em cena e DrãoTerapia - A Dimensão Libertária do Teatro.






Profº Dr. Agenor Sarraf Pacheco

Doutor em História Social (PUC-SP, 2009); Mestre em História Social (PUC-SP, 2004); Especialista em Métodos e Técnica em Elaboração de Projetos Sociais (PUC-MG, 2002) e Licenciado Pleno e Bacharel em História (UFPA, 1999). Discute teoricamente Estudos Culturais Britânicos, Latino-Americanos e Pensamento Pós-Colonial. Tem experiência na área de História Sociocultural da Amazônia e da Amazônia Marajaora; História Social da Cultura; História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Afroindígena; Antropologia Histórica. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq/UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotado no Instituto de Ciências da Arte (ICA), vinculado à Faculdade de Artes (FAV), ao Curso de Museologia e aos Programas de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e Antropologia (PPGA). Diretor do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). Atua especialmente nos temas: História Oral, Memória, Patrimônio, Imaginário, Imagens, Cidade-Floresta, Culturas Afroindígenas, História e Saber Local, Identidades, Cosmologias, Religiosidades, Interculturalidades, Tradições Orais e Letradas.



Profº Dr. Marton Sérgio Moreira Maués

Recentemente concluiu o doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Licenciatua Em Letras pela Universidade Federal do Pará (1993) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professor de 2o grau da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Voz e Dicção, atuando principalmente nos seguintes temas: riso, palhaço, cultura popular, circo e comicidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7788085281871242



Profº Msc. Edson Fernando Santos da Silva

Bacharel e Licenciado Pleno em Filosofia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2001); Especialista em Semiótica e Artes Visuais pelo Instituto de Ciências da Arte ICA - UFPA (2005); Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte ICA - UFPA (2009/2010). Curso Técnico de Formação de Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPa (1999/2000). Professor do quadro efetivo do Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Teatro da Escola de Teatro e Dança da UFPA - ETDUFPA. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, celebração, tragédia, cultura e apresentações. Atuante na cena teatral paraense desde 1996 como ator e diretor.





Profª Mestranda Rosana Lobo Rosário 

Mestranda do PPGARTES da Universidade Federal do Pará. Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Pará, atuou como bailarina na Escola de Dança Vera Torres e no Centro de Dança Ana Unger onde participou dos mais conceituados festivais de dança e óperas do Brasil. Foi professora de Dança da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer e no Centro de Dança Ana Unger. Desde 2010 é professora efetiva da Escola de Teatro e Dança da UFPA, além de ser instrutora certificada no método Gyrotonic e Gyrokinesis desde 2008. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Educação Somática e Dança.









Profª Mestranda Maria Virginia Abasto de Sousa

Mestranda em Artes no Instituto de Ciencias da Arte-Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará- Contemplada com bolsa CAPES/CNPQ com projeto de pesquisa RETRATO DE CIRCO: O Circo-Teatro na Belém do Século XXI. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogía pela Universidade Vale do Acaraú (Brasil-2010). Técnica y Instructora en Gimnasia Aeróbica, Musculación pelo Instituto Superior Simão Gym e Casa d Italia (Argentina-1997) e Professora (Maestra) de Inglés (Argentina-1997). Atualmente é pesquisadora em Lazer na Universidade do Estado do Pará e no PACA-Pesquisadores em Artes cenicas na Amazônia, da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de Arte e Educação, com ênfase em Circo e Teatro, atuando principalmente nos temas: currículo; inclusão; diversidade cultural; atividades circenses; academia; lazer; ludicidade; teatro de bonecos; capacitação de professionais e pedagogia empresarial. Atua como Artista de Circo e de Teatro no grupo Nefesh e com a produtora Vida de Circo como malabarista, acrobata aérea e pirofagista. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário