Profº Dr. Mário Fernando Bolognesi
Bolsista em
Produtividade e Pesquisa, nível 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978). Mestrado em Artes/Teatro pela
Universidade de São Paulo (1988). Doutorado em Artes/Teatro pela Universidade
de São Paulo (1996). Livre-Docência em Estética e História da Arte pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professor
Titular do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação
do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho, Campus de São Paulo (SP). Tem experiência na área de Artes/Teatro/Circo,
com ênfase em estética, encenação, interpretação e dramaturgia, atuando
principalmente nos seguintes segmentos: circo brasileiro, palhaços, comédia e
cômico circenses.
Profª Sara Krumm
Sara Krumm reside em Entre Rios (Paraná-Argentina). É
acrobata aérea, professora de técnicas circenses e yoga.
Desenvolve experimentações nas técnicas de tecido
acrobático, trapézio fixo e de vôo, lira, acrobacias de solo, duo, paradas de
mão e contorcionismo. Possui experiência também em dança contemporânea, contato
improvisação, dança-teatro, ginástica artística, entre outros.
Sua formação circenses se deu principalmente na “Escuela de Arte Urbano de Rosario” (2003 a 2007), “Escuela de Circo La Arena” (seminários intensivos de Inverno 2010), “Club de Trapecistas Estrella del Centenario” em Buenos Aires, 13º, 14º e 15º “Convención de Circo, Payasos y Artistas Callejeros de Argentina” (Província de Buenos Aires).
Sua formação circenses se deu principalmente na “Escuela de Arte Urbano de Rosario” (2003 a 2007), “Escuela de Circo La Arena” (seminários intensivos de Inverno 2010), “Club de Trapecistas Estrella del Centenario” em Buenos Aires, 13º, 14º e 15º “Convención de Circo, Payasos y Artistas Callejeros de Argentina” (Província de Buenos Aires).
É
artista-pesquisadora, atriz, diretora e cenógrafa de teatro na cidade de Belém
do Pará. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNAMA - União das Escolas
Superiores do Pará, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de
Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia PPGAC/UFBA.
Atualmente, na Universidade Federal do Pará, é professora no curso técnico de
formação de ator, na graduaçao em dança e em teatro, na especialização em
Estudos Contemporâneos do Corpo e no mestrado em Artes e Cultura do Programa de
Pós-graduação em Artes PPGArtes - do Instituto de Ci6encias da Arte ICA.
Coordenadora do Projeto de Extensão Rede Teatro d@ Floresta da Etdufpa.
Administradora da Rede Teatro d@ Floresta, disponível na internet pelo link
http://redeteatrodafloresta.ning.com/ Coordenadora do Projeto de Pesquisa Uma
Cartografia Epistemológica da produção científica do PPGArtes\ICA\UFPA pelo
Grupo de Pesquisa PACA Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia. Na categoria
artística atua como presidente d`A TRAMA Associação de Teatro e Dança da
Amazônia, diretora artística da Dramática Cia., criadora e administradora do
Teatro Porão Puta Merda, artista-articuladora do Fórum Permanente de Teatro do
Estado do Pará e membro do Colegiado Setorial de Teatro do MinC (2010/2012)
representando a Região Norte. Tem experiência na área de Formação de Ator, com
ênfase na concepção de Ator-criador e Encenação e Memória com ênfase na
formação de Jovens encenadores e construção de Netcenas (Diários de Bordo
Virtuais e Wikis), atuando principalmente sobre os seguintes temas: matrizes de
encenação, processos de criação, cartografias poéticas, dramaturgia pessoal do
ator,histórias de vida em cena e DrãoTerapia - A Dimensão Libertária do Teatro.
Profº Dr. Agenor Sarraf Pacheco
Doutor em História Social (PUC-SP,
2009); Mestre em História Social (PUC-SP, 2004); Especialista em Métodos e
Técnica em Elaboração de Projetos Sociais (PUC-MG, 2002) e Licenciado Pleno e
Bacharel em História (UFPA, 1999). Discute teoricamente Estudos Culturais
Britânicos, Latino-Americanos e Pensamento Pós-Colonial. Tem experiência na
área de História Sociocultural da Amazônia e da Amazônia Marajaora; História
Social da Cultura; História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Afroindígena;
Antropologia Histórica. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na
Amazônia (GECA/CNPq/UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará
(UFPA), lotado no Instituto de Ciências da Arte (ICA), vinculado à Faculdade de
Artes (FAV), ao Curso de Museologia e aos Programas de Pós-Graduação em Artes
(PPGArtes) e Antropologia (PPGA). Diretor do Arquivo Público do Estado do Pará
(APEP). Atua especialmente nos temas: História Oral, Memória, Patrimônio,
Imaginário, Imagens, Cidade-Floresta, Culturas Afroindígenas, História e Saber
Local, Identidades, Cosmologias, Religiosidades, Interculturalidades, Tradições
Orais e Letradas.
Profº Dr. Marton Sérgio Moreira Maués
Recentemente concluiu o doutorado em
Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Artes Cênicas pela
Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Licenciatua Em Letras pela
Universidade Federal do Pará (1993) e mestrado em Artes Cênicas pela
Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professor de 2o grau da
Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em
Voz e Dicção, atuando principalmente nos seguintes temas: riso, palhaço,
cultura popular, circo e comicidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7788085281871242
Profº Msc. Edson Fernando Santos da Silva
Bacharel e Licenciado Pleno em
Filosofia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2001); Especialista em
Semiótica e Artes Visuais pelo Instituto de Ciências da Arte ICA - UFPA (2005);
Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de
Ciências da Arte ICA - UFPA (2009/2010). Curso Técnico de Formação de Ator da
Escola de Teatro e Dança da UFPa (1999/2000). Professor do quadro efetivo do
Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Teatro da Escola de Teatro e Dança
da UFPA - ETDUFPA. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética,
atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, celebração, tragédia,
cultura e apresentações. Atuante na cena teatral paraense desde 1996 como ator
e diretor.
Profª Mestranda Rosana Lobo Rosário
Mestranda do PPGARTES da Universidade
Federal do Pará. Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Pará,
atuou como bailarina na Escola de Dança Vera Torres e no Centro de Dança Ana
Unger onde participou dos mais conceituados festivais de dança e óperas do
Brasil. Foi professora de Dança da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer e no
Centro de Dança Ana Unger. Desde 2010 é professora efetiva da Escola de Teatro
e Dança da UFPA, além de ser instrutora certificada no método Gyrotonic e
Gyrokinesis desde 2008. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Educação
Somática e Dança.
Profª Mestranda Maria Virginia Abasto de Sousa
Mestranda
em Artes no Instituto de Ciencias da Arte-Programa de Pós-graduação em Artes da
Universidade Federal do Pará- Contemplada com bolsa CAPES/CNPQ com projeto de
pesquisa RETRATO DE CIRCO: O Circo-Teatro na Belém do Século XXI. Graduada em
Licenciatura Plena em Pedagogía pela Universidade Vale do Acaraú (Brasil-2010).
Técnica y Instructora en Gimnasia Aeróbica, Musculación pelo Instituto Superior
Simão Gym e Casa d Italia (Argentina-1997) e Professora (Maestra) de Inglés
(Argentina-1997). Atualmente é pesquisadora em Lazer na Universidade do Estado
do Pará e no PACA-Pesquisadores em Artes cenicas na Amazônia, da Universidade
Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de Arte e Educação, com ênfase em
Circo e Teatro, atuando principalmente nos temas: currículo; inclusão;
diversidade cultural; atividades circenses; academia; lazer; ludicidade; teatro
de bonecos; capacitação de
professionais e pedagogia empresarial. Atua como Artista de Circo e de Teatro
no grupo Nefesh e com a produtora Vida de Circo como malabarista, acrobata
aérea e pirofagista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário